Dados Espaciais

Bem vind@ à página de Dados para Modelagem e Análise Espacial (MAE)


Instruções de uso

Base de dados espaciais – Modelagem e Análise Espacial (MAE)

Nos envie seus dados

Nos reporte um problema na base


Explicação

Essa página é projetada com a intenção de compilar dados espaciais para a região de Porto Alegre.

Não temos a pretensão de ser creditados como referência dos dados (só alguns, como o Modelo Digital de Terreno com resolução de 4 metros). Queremos espelhar informações públicas, mas que são divulgadas de maneira esparsa e precária. A fonte dos dados está expressamente descrita no Catálogo que apresentados em conjunto com as pastas.

Assim, aqui reunimos sistematicamente informações em formatos shapefile, geotiff e xlsx provenientes de diversas fontes, como IBGE, DataPOA, ObservaPOA, Prefeitura de Porto Alegre, entre outras. Todos os dados estão referenciados no Datum SIRGAS 2000, tido como oficial para o Brasil. Na escala municipal, os dados estão projetados em UTM 22S.

Ressaltamos que o banco de dados de alguns arquivos ainda é precário e mal pensado, como encontramos na fonte. Temos a ambição de divulgar atualizações e melhorias, assim como a agregação de novas informações ao longo do tempo.


*

Intruções de uso

voltar ao topo

Passo 1: baixar o Catálogo.

É uma planilha eletrônica em .xlsx (sim, abre no Excel). Clique no ícone abaixo:

Passo 2: identificar o dado de interesse.

Os nossos dados espaciais estão organizados sistematicamente. Por isso, você primeiramente deverá inspecionar o Catálogo de Dados Espaciais em busca do dado ou dados que pretente fazer uso. Sugerimos usar operações de filtros ou busca de palavras (Ctrl+F) na planilha.

Passo 3: identificar a pasta, ou as pastas, onde se encontra o dado de interesse.

O dado possui um código único dentro uma lista de pastas. Encontre o código da pasta. Dica: está na coluna do lado 😉

Passo 4 (e último): baixar o arquivo comprimido (.zip) da pasta ou das pastas de interesse. Extraia os arquivos e abra em seu software de SIG favorito. Olhe abaixo no próximo tópico os links para download.

Passo 5 (extra!): abrir no QGIS os arquivos. Muitos dos nossos dados estão com estilizações próprias para o ambiente do QGIS, especialmente o Modelo Digital de Terreno e o Modelo de Sombreamento para Porto Alegre. Aqui vai uma amostra grátis:

voltar ao topo


*

Base de dados espaciais – Modelagem e Análise Espacial (MAE)

última atualização: 6/Set/2019

voltar ao topo

Download das pastas incrementais:

voltar ao topo


*

Envio de dados espaciais

voltar ao topo

Caso você queira contribuir com dados espaciais para a nossa base, acesso nosso portal de envio:

Quero contribuir com dados


*

Reportar erro na base

voltar ao topo

Caso você tenha descoberto alguma falha na base (uma pasta que não baixa, ou algo do gênero), no reporte através do formulário de contato abaixo: